Coreia do Norte: UE acrescenta quatro nomes à lista de alvos de sanções

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 19 abr (Lusa) -- A União Europeia (UE) acrescentou hoje quatro nomes à lista de pessoas e entidades sujeitas a medidas restritivas contra a Coreia do Norte por envolvimento nos programas nuclear, de mísseis balísticos ou outras armas de destruição maciça.

As sanções consistem no congelamento de bens e a proibição de viajar para a UE e aplicam-se a quatro pessoas que estiveram envolvidas em práticas financeiras fraudulentas suspeitas de contribuir para os programas da Coreia do Norte relacionados com armamento nuclear, mísseis balísticos ou outras armas de destruição maciça.

Com esta decisão do Conselho, eleva-se a 59 o número total de pessoas sancionadas autonomamente pela UE, a que acresce o congelamento de bens de nove entidades.

A UE transpôs ainda todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU, que impõem sanções contra 80 pessoas e 75 entidades atualmente constantes da lista elaborada pelas Nações Unidas.

O regime de sanções da UE contra Pyongyang foi adotado em resposta às atividades de desenvolvimento de armas nucleares e mísseis balísticos, que violam muitas resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.