Estados Unidos e Japão vão discutir acordos comerciais apesar das divergências

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Palm Beach, Estados Unidos, 19 abr (Lusa) - O primeiro-ministro japonês afirmou, na quarta-feira, estar pronto para discutir acordos comerciais com os Estados Unidos, embora reconheça as divergências com o Presidente norte-americano.

"Concordámos em iniciar negociações sobre acordos comerciais livres, justos e recíprocos", disse Shinzo Abe, numa conferência de imprensa conjunta com Donald Trump, no luxuoso 'resort' privado de Mar-a-Lago (Florida) do chefe de Estado norte-americano.

Os dois líderes não esconderam as opiniões divergentes sobre a mesma matéria, com Abe a defender o Acordo de comércio livre do Pacífico (TPP) e o regresso de Washington ao TPP. Já Trump manifestou-se a favor de acordos bilaterais.

O "TPP é a melhor opção para ambos os países e é nesa base que vamos discutir", garantiu Shinzo Abe.

Na mesma entrevista, Trump mostrou-se confiante na redução do défice comercial dos Estados Unidos com o Japão.

"Temos um enorme défice e vamos reduzir isso, esperamos conseguir um equilíbrio num futuro não muito distante".

A posição da Casa Branca sobre o TPP tem sofrido avanços e recuos. Na semana passada, em Lima, o secretário do Comércio, Wilbur Ross, afirmou que Washington admitia voltar ao TPP se o acordo fosse "substancialmente melhor".

No entanto, numa mensagem divulgada posteriormente na sua conta oficial na rede Twitter, Donald Trump deu sinais de que não voltaria ao acordo por apresentar "demasiadas contigências"

O TPP11, criado após a saída dos Estados Unidos do TPP, é um acordo de livre comércio entre Brunei, Austrália, Canadá, Chile, Malásia, México, Japão, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietname, assinado a 08 de março em Santiago do Chile.

FST // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.