António Costa diz que negociação será mais fácil do que as anteriores

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que o governo vai prosseguir "as mesmas políticas" e manifestou-se convicto de que o Orçamento do Estado para 2019 vai ser "mais fácil" de negociar do que o deste ano.

"Vamos negociar o Orçamento do Estado para 2019 da mesma forma que negociámos o de 2018, o de 2017 e o de 2016, com uma enorme vantagem em relação aos anteriores: é que à quarta é muito mais fácil do que à primeira, já nos conhecemos melhor, já temos boas razões para confiar mais uns nos outros. Seguramente, o próximo orçamento vai ser mais fácil de negociar do que o deste ano", afirmou António Costa.

O primeiro-ministro respondia no debate quinzenal à deputada do PEV Heloísa Apolónia, que tinha advertido que o partido não aceitaria ser condicionado nas negociações do próximo Orçamento do Estado por uma eventual exigência de limitar os investimentos ou a reposição de rendimentos a um défice em 2019 de 0,2%.

"Há investimentos que não podem ficar de parte. No setor da saúde, cultura, transportes, na coesão territorial. São investimentos necessários que é preciso continuar a dar resposta, é assim ou não é?", questionou Heloísa Apolónia.

António Costa respondeu "é assim", acrescentando que o governo irá "continuar a política de reposição de rendimentos e de reforço do investimento público" e "com as mesmas políticas para continuar a ter bons resultados".

"Até estou convencido que o de 2020 vai ser mais fácil de negociar do que o de 2019", acrescentou o primeiro-ministro.

SF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.