Ministério Justiça timorense assina protocolo para provas de língua de acesso à nacionalidade

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 18 abr (Lusa) - A ministra da Justiça timorense assinou um protocolo de cooperação com a Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL), que estabelece a realização de provas de língua para quem, por casamento, solicite a nacionalidade.

O protocolo de cooperação prevê a realização de provas junto do Instituto Nacional de Linguística da UNTL, "destinadas a aferir as competências linguísticas de língua portuguesa e de língua Tétum", as duas línguas oficiais "dos requerentes de aquisição da nacionalidade timorense por casamento.

O objetivo, segundo uma nota do Ministério da Justiça timorense, é criar "um procedimento mais célere para a prova do conhecimento de língua oficial, um dos requisitos legais de que depende a aquisição da nacionalidade por casamento".

A ministra da Justiça, Ângela Carrascalão, explicou à Lusa que em breve deverá ser aprovado um diploma ministerial que define os critérios e que refere, por exemplo, que candidatos à nacionalidade naturais de países da CPLP deixam de ter que fazer exame.

O protocolo insere-se num programa mais amplo de cooperação entre o Ministério da Justiça e a UNTL, que pretende "estreitar e dinamizar as relações de cooperação entre as duas instituições".

Este acordo "define as bases da cooperação entre as instituições signatárias, sendo firmado no reconhecimento do importante papel da universidade pública e da academia na construção do sistema de justiça, que deve apoiar-se por um pensamento jurídico livre e por uma doutrina cientificamente rigorosa".

O acordo pretende ainda "potenciar a partilha de conhecimentos e recursos, nomeadamente nas áreas de formação de recursos humanos, desenvolvimento institucional, pesquisa científica e utilização de instalações, tendo em vista a criação de sinergias positivas entre o espaço académico e o espaço da justiça".

A assinatura decorreu, na terça-feira, no auditório do Ministério da Justiça com a presença, entre outros, da ministra da Justiça, do reitor da UNTL, Francisco Miguel Martins, e do embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira.

ASP // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.