Timor-Leste/Eleições: UE apoia formação de uma centena de observadores timorenses

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 18 abr (Lusa) - A União Europeia está a apoiar a formação de cerca de uma centena de observadores e monitores eleitorais timorenses para acompanhar as eleições legislativas antecipadas de 12 de maio, onde estarão destacados dois especialistas europeus.

O embaixador da UE em Díli, Alexandre Leitão, explicou à Lusa que o objetivo foi "aproveitar as linhas orçamentais disponíveis para acompanhar o processo de apropriação, pelos timorenses, de tudo o que se relaciona com as eleições".

"Tal como em 2017 foram capazes de organizar sozinhos as eleições devem também ser os principais atores da observação eleitoral e da monitorização do seguimento das recomendações resultantes da observação no período que medeia eleições", disse.

Nesse âmbito, a UE está a apoiar diretamente quer a Provedoria de Direitos Humanos e Justiça (PDHJ) quer observadores de várias organizações não-governamentais (ONG) timorenses nos seus esforços de monitorização e acompanhamento eleitoral e pós-eleitoral.

Em concreto, a missão europeia assinou um pacote de apoio no valor de 74 mil euros que vai permitir financiar algumas das despesas da PDHJ com a monitorização eleitoral e formar 48 observadores e monitores.

Em paralelo, está a decorrer um processo de formação de mais 60 observadores, nomeados por ONG timorenses.

Em Timor-Leste estão já dois especialistas europeus, a analista jurídica Aida Lagergren (que esteve no país em 2007 a trabalhar junto da Comissão Nacional de Eleições [CNE]) e o analista eleitoral Xavier Meilan, que foi "número dois" da grande missão de observação que a UE teve em Timor-Leste no ano passado.

Hoje, os dois especialistas reuniram-se com o diretor-geral do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), Acilino Manuel Branco, no âmbito de uma ronda de contactos com os intervenientes no processo.

"O orçamento europeu não tinha previsto este ano a realização de eleições em Timor-Leste, o que nos deixou sem possibilidade de enviar uma missão da dimensão das de anos anteriores", afirmou Alexandre Leitão.

"Optámos por isso por apostar na capacitação", acrescentou.

A campanha para as legislativas antecipadas decorre até 09 de maio e as urnas estão abertas entre as 07:00 e as 15:00 de 12 de maio.

ASP // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.