Guterres quer "investigação independente e transparente" sobre violência em Gaza

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 13 abr (Lusa) -- O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou hoje no Conselho de Segurança a uma "investigação independente e transparente" sobre os eventos violentos em Gaza entre israelitas e palestinianos.

"A recente violência em Gaza terminou com mortes e feridos desnecessários. Eu peço às partes que se abstenham de qualquer ação que possa levar a novas vítimas e a qualquer medida que possa colocar em perigo os civis", disse António Guterres.

O secretário-geral das Nações Unidas falou durante uma reunião do Conselho de Segurança sobre ameaças no Médio Oriente, particularmente a situação na Síria.

"Esta tragédia sublinha a urgente necessidade de relançar o processo de paz para uma solução de dois Estados que permita a palestinianos e israelitas viver em dois estados democráticos lado a lado, em paz e segurança, dentro de fronteiras reconhecidas por todos", defendeu.

Num comunicado, os representantes diplomáticos da Tunísia, do Kuwait, da Palestina e da Liga Árabe referem que enviaram uma carta ao Conselho de Segurança para chamar a atenção para o que se passa em Gaza.

"Pedimos urgentemente à comunidade internacional para assumir a responsabilidade e agir para impedir as mortes e os ferimentos intencionais infligidos a civis palestinos", refere o documento.

AJO // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.