Japão utiliza pela primeira vez em seis anos a palavra "recuperação" em economia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Japão, 17 jan (Lusa) - O Governo japonês utilizou hoje, pela primeira vez em seis anos, a palavra 'recuperação' para descrever a economia do país no seu relatório mensal, e destacou o forte consumo privado e a melhoria do investimento empresarial.

"A Economia japonesa está a recuperar a um ritmo moderado", refere o Governo no boletim económico de janeiro e no qual revê em alta três dos 14 pontos que analisa: o consumo, o investimento empresarial e a quebra nos negócios.

Esta foi, no entanto, a primeira vez que o Governo nipónico falou em recuperação económica desde 2008, antes de começar desta começar a debilitar-se devido à crise financeira global após o colapso do banco de investimentos Lehman Brothers, revelou a agência Kyodo.

O documento refere também que os preços "estão estáveis" e apela ao Banco do Japão para que atinja o mais rapidamente possível o objetivo inflacionário de 2% que o Governo quer atingir.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.