PE: Costa vinca que redução sustentada do défice é decisiva e vai continuar

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 abr (Lusa) - O primeiro-ministro considerou hoje que a redução sustentada do défice é "decisiva" para o país e sustentou que esta trajetória orçamental tem sido alcançada sem sacrificar qualquer compromisso assumido com o Bloco de Esquerda, PCP ou PEV.

António Costa falava em conferência de imprensa, após ter recebido em São Bento o primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen - reunião que durou cerca de 75 minutos.

Questionado sobre o clima de tensão política com o Bloco de Esquerda, que não aceita que o Governo inscreva uma meta de 0,7% para 2018 no Programa de Estabilidade, António Costa respondeu que na sexta-feira, quando o documento for apresentado, "ficará claro para todos que a trajetória orçamental de Portugal de redução sustentada do défice é muito positiva".

A redução do défice, segundo o líder do executivo português, "é absolutamente decisiva para a redução da dívida e para que o país continue a poupar dinheiro que gasta em juros, podendo assim aplicar essa poupança no essencial".

"Temos conseguido fazer isto sem sacrificar nenhum dos compromissos com a União Europeia, sem sacrificar nenhum dos compromissos com os portugueses e sem sacrificar nenhum dos compromissos com os nossos parceiros parlamentares. A redução do défice não tem sido feita à custa de nenhum compromisso assumido com o Bloco de Esquerda, com o PCP ou com o PEV", acentuou o primeiro-ministro.

PMF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.