Barack Obama explica a David Cameron alterações na espionagem

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 17 jan (Lusa) - O Presidente dos Estados Unidos informou hoje o primeiro-ministro britânico, David Cameron, do pacote de reformas na Agência de Segurança Nacional (NSA) que irá anunciar hoje em resposta à polémica dos programas de espionagem revelados por Edward Snowden.

Os dois líderes estiveram ao telefone e abordaram um amplo leque de temas da atualidade entre os dois países no quadro de um "diálogo intensivo" que os Estados Unidos e Reino Unido mantêm "sobre estes temas e em todos os níveis", referiu a Casa Branca em comunicado.

O contacto telefónico surge num momento importante para Barack Obama que hoje anunciará um pacote de reformas na NSA que, no entanto, serão limitadas e terão de passar no Congresso que tem a última palavra, mas permitem uma maior proteção da privacidade na espionagem a estrangeiros.

Obama e Cameron reafirmaram ainda o seu compromisso na conferência de Genebra prevista para 22 de janeiro para abordar o conflito sírio e abordaram a crescente crise humanitária no país.

Os dois líderes abordaram ainda temas como o Afeganistão e Paquistão e o processo de paz na Irlanda do Norte.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.