Ministério dos Transportes do Japão investiga falha nas baterias dos Boeing 787

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 17 jan (Lusa) - O Ministério dos Transportes do Japão iniciou uma investigação à última falha detetada esta semana numa bateria dos aviões 787 da Japan Airlines (JAL), revelou hoje a estação NHK.

As autoridades nipónicas puseram em marcha uma investigação esta quinta-feira depois do pessoal de manutenção do aeroporto de Narita, em Tóquio, ter detetado na terça-feira fumo a sair da parte inferior da fuselagem do avião e quando ainda não estavam passageiros a bordo.

O modelo da Boeing protagonizou em 2013 uma série de avarias nas baterias que obrigou a manter todos os aparelhos em terra em todo o mundo durante vários meses.

Tanto o pessoal do Conselho japonês de Segurança de Transportes como representantes da Agência Federal de Aviação estão a participar nos exames entretanto iniciados pelo Ministério japonês.

Depois de abrirem a caixa das baterias para inspecionar o interior serão efetuadas várias análises, acrescentou a NHK.

A companhia japonesa descartou, entretanto, qualquer problema nas baterias dos seus 787 e manteve toda a frota em funcionamento.

Por outro lado, a Boeing já disse que as medidas implementadas para alertar do sobreaquecimento "parecem ter funcionado".

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.