Ministra do Mar defende "mudança de paradigma" entre Portugal e Espanha na logistíca

| Política
Porto Canal com Lusa

Elvas, Portalegre, 09 abr (Lusa) - A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, defendeu hoje uma mudança de paradigma nas relações entre os procedimentos e plataformas logísticas de Portugal e Espanha, no sentido de criar "mais emprego" e "movimentação de carga".

A governante, que falava aos jornalistas em Elvas (Portalegre) à margem da assinatura de um memorando de entendimento em matéria de logística transfronteiriça (Corredor Atlântico na Rede Transeuropeia de Transportes) com o Governo de Espanha, defendeu ainda que este acordo vai ajudar a "potenciar" as capacidades logísticas dos dois países.

"Esta assinatura (memorando) tem a ver com as conclusões de uma reunião extremamente importante com o presidente do Governo da Extremadura espanhola, com o presidente da Câmara Municipal de Elvas, em que concluímos das vantagens que existem, para todas as partes, de haver uma abordagem conjunta daquilo que é a logística nesta região", explicou.

De acordo com Ana Paula Vitorino, este memorando "permite ligar" as plataformas e todos os procedimentos logísticos da área espanhola com os procedimentos e as plataformas logísticas do território português.

"Desta forma, podemos potenciar as capacidades de ambos os países e de todas estas empresas", sublinhou.

Para a ministra do Mar, este acordo ultrapassa a modernização desta área, considerando que através do mesmo vai haver uma "mudança de paradigma" no setor, deixando os dois países de trabalhar "cada um para seu lado" e de "costas voltadas".

Já o presidente do Governo Regional da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, no decorrer da sua intervenção, considerou que a assinatura deste memorando vem "reforçar" a "união" entre os dois países.

Além deste memorando de cooperação transfronteiriça para o desenvolvimento do Corredor Atlântico na Rede Transeuropeia de Transportes, que permite ligar os portos do sul de Portugal à Península Ibérica, ao sudoeste europeu e ao resto da Europa, foi também celebrado um protocolo de colaboração entre as entidades dinamizadoras do projeto Janela Única Logística.

Neste projeto estão envolvidos a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a administração do Porto de Lisboa, a administração dos Portos de Sines e do Algarve e as entidades responsáveis pela dinamização da Plataforma Logística de Elvas, nomeadamente o município e a Trânsitos de Extremadura (Transitex).

Para o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, este protocolo vem "reforçar" a ligação entre os dois países, tendo ainda destacado na sua intervenção a importância do projeto Janela Única Logística para a região.

"O que basicamente se pretende (Janela Única Logística) é a desmaterialização e, se quiserem, que não haja fronteira para que as nossas mercadorias possam entrar, possam circular e que possam estar georreferenciadas sem que haja qualquer entrave àquilo que é a livre circulação de mercadorias", sublinhou.

HYT// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.