Portugal/Síria: Portugal deve cumprir com as suas obrigações internacionais - Ana Gomes

| Política
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 15 jan (Lusa) - A eurodeputada Ana Gomes (PS) defendeu hoje que Portugal deve cumprir com as suas obrigações internacionais e aceitar um eventual pedido para o transbordo de material químico proveniente da Síria num porto nos Açores.

"Em princípio, sou a favor de que Portugal cumpra com as suas obrigações de cooperação internacional, como país membro das Nações Unidas, para a resolução do conflito na Síria e também com as suas obrigações como aliado dos seus parceiros europeus e também dos EUA, no quadro da NATO", disse Ana Gomes, aos jornalistas, em Estrasburgo.

A eurodeputada salientou que "neste caso há claramente um mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas, há um pedido assumido pelos Estados Unidos às autoridades portuguesas, há, portanto, a obrigação, por parte de Portugal, de o considerar favoravelmente".

A parlamentar europeia ressalvou, no entanto, que nada impede que Portugal peça esclarecimentos sobre questões de segurança.

"É uma boa maneira de Portugal limpar a imagem que ficou claramente suja - a imagem dos Açores e de Portugal - com a participação e o acolhimento da cimeira da guerra para a invasão do Iraque em 2003", sublinhou.

As autoridades norte-americanas contactaram Portugal para avaliar a possibilidade de realizar o transbordo, mas ainda não houve decisão, disse à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Em comunicado enviado à Lusa, o MNE afirma que Portugal foi um dos países contactados pelos Estados Unidos da América, que "procuraram apurar a disponibilidade, junto de vários parceiros, de estruturas portuárias para a operação de transbordo do material químico transportado a partir da Síria num navio dinamarquês para um navio norte-americano".

A Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), envolvida no programa de desarmamento químico na Síria, disse hoje desconhecer qualquer transbordo de químicos em Portugal, afirmando que a operação decorrerá num porto italiano ainda não identificado.

"Não posso confirmar nem negar o que o Governo português anunciou. É a primeira vez que ouço isso. Tudo o que eu sei é que o navio americano se encontraria com o navio dinamarquês - e possivelmente um norueguês - num porto em Itália, que aparentemente será identificado amanhã", disse à Lusa por telefone o diretor de relações públicas da OPAQ.

Michael Luhan acrescentou que a organização e os países envolvidos na operação de retirada e destruição das armas químicas sírias estão a divulgar o mínimo de informação possível sobre os movimentos da operação, por motivos de segurança.

"O movimento destes químicos representa um certo risco, que a OPAQ não vê como particularmente alto, a ideia é reduzir o risco ao mínimo absoluto e uma forma de fazê-lo é não publicitando onde certas coisas vão acontecer e quando", sublinhou o responsável.

IG (JH) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.