Ajudantes de lar nas Residências Montepio do Porto e Gaia em greve na 5.ª feira

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 mar (Lusa) -- Os cerca de 130 ajudantes de lar das Residências Montepio do Porto e de Vila Nova de Gaia estão em greve na quinta-feira reclamando aumentos salariais, pagamento dos feriados, regulamentação dos horários e fim da precariedade, disse hoje fonte sindical.

Em declarações à agência Lusa, o dirigente do Sindicato da Hotelaria do Norte Francisco Figueiredo disse estar ainda em causa o "direito à contratação coletiva" e "condições mínimas de segurança e saúde no trabalho" para as ajudantes de lar daquelas residências para idosos, assim como o fim dos "ritmos de trabalho intensos" e do "clima de pressão e assédio no trabalho".

"O sindicato tentou realizar reuniões diretas com a Residências Montepio, S. A. para analisar vários problemas dos trabalhadores, mas a empresa recusou o diálogo e a negociação", afirmou.

Posteriormente, disse, o sindicato solicitou uma reunião de conciliação no Ministério do Trabalho, mas "a empresa manteve a recusa em resolver os problemas".

A agência Lusa contactou as Residências Montepio para obter um comentário às reivindicações dos trabalhadores, mas aguarda ainda uma resposta da empresa.

Segundo Francisco Figueiredo, os trabalhadores - que ganham o salário mínimo - reclamam um aumento salarial de 4%, num mínimo de quarenta euros, assim como a substituição dos "horários desregulamentados e de 11 horas diárias por horários confortáveis e folgas mensais ao sábado e domingo".

O sindicato denuncia ainda que "cerca de 30%" dos trabalhadores das Residências Montepio possuem vínculos laborais precários, "apesar de desempenharem funções de caráter permanente".

No total, trabalham nas residências do Porto e Vila Nova de Gaia cerca de 130 ajudantes de lar (70 na Residência Montepio Breiner, no Porto, e 60 na Residência Montepio Quinta de Cravel, em Gaia), mas o sindicato prevê "maior adesão" na do Porto, frente à qual está marcada uma concentração dos grevistas pelas 08:00 de quinta-feira.

"Vamos garantir serviços mínimos aos idosos que não têm autonomia e estão acamados, mas fora dos serviços mínimos estamos à espera de uma grande adesão", disse à Lusa Francisco Figueiredo.

A greve decorre entre as 08:00 de quinta-feira e as 08:00 de sexta-feira.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.