Portugal paga metade dos juros para colocar 1,25 mil milhões de euros de dívida

| Economia
Porto Canal

O Estado colocou hoje 1,25 mil milhões de euros em dívida a 3 e 12 meses, com a taxa de juro a descer para praticamente metade e a procura a superar a do último leilão semelhante realizado em novembro.

A Agência para a Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública -- IGCP colocou assim o valor máximo do montante indicativo que havia estipulado no anúncio deste leilão de dívida, os 1,25 mil milhões de euros.

Os resultados foram mais positivos que no leilão realizado a 20 de novembro do ano passado, o último para prazos semelhantes.

Portugal colocou 240 milhões de euros de dívida a três meses, pagando por tal uma taxa de juro média de 0,495%, menos de metade dos 1,076% que havia conseguido nos 300 milhões de euros de dívida a três meses que colocou em novembro passado.

A procura por este prazo foi também mais elevada, passando das três vezes a oferta que conseguiu em novembro para 4,71 vezes a oferta.

Na linha a 12 meses, Portugal colocou 1.010 milhões de euros e vai pagar uma taxa de juro média de 0,869%, contra os 1,493% que pagou por 700 milhões de euros que conseguiu neste prazo em novembro.

Também nesta linha a procura aumentou, passando das duas vezes a oferta para 2,26 vezes.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.