Detido em França suspeito de roubo e violação de idosa em Paços de Ferreira

Detido em França suspeito de roubo e violação de idosa em Paços de Ferreira
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção, em França, de um homem de 45 anos suspeito de roubo agravado e violação de idosa em Paços de Ferreira, ocorridos em 2013.

Segundo um comunicado da PJ, a detenção ocorreu em cumprimento de Mandado de Detenção Europeu e na sequência de investigação da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária.

O suspeito, agora entregue às autoridades portuguesas, está emigrado naquele país e será o presumível autor de um crime de roubo agravado em residência e violação da proprietária, ocorrido no dia 3 de julho de 2013.

"No inquérito em causa, concluído e remetido às autoridades judiciárias competentes em janeiro de 2016, foi possível reunir prova da autoria dos referidos ilícitos que vitimaram uma septuagenária que vivia sozinha na residência assaltada", lê-se no comunicado enviado à Lusa.

A vítima, à data com 75 anos de idade, "não só foi desapossada de alguns bens materiais, como foi agredida sexualmente pelo autor, que a terá violado", acrescenta a PJ.

No comunicado assinala-se também ter sido "possível identificar o presumível autor e reunir prova que permitiu a emissão de mandados de detenção europeus, que recentemente foram cumpridos pelas autoridades francesas, sendo agora possível responsabilizar criminalmente o arguido".

O suspeito apresenta antecedentes criminais por crimes contra a propriedade e violação, com cumprimento de penas efetivas de prisão.

O detido tem 45 anos e à data dos factos residia em Paços de Ferreira.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.