Israel ataca posto do Hamas em Gaza

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Jerusalém, 18 mar (Lusa)- A Força Aérea israelita atacou na madrugada de hoje um alvo militar do movimento islâmico Hamas em Gaza, após uma explosão na zona fronteiriça na tarde de sábado que não provocou feridos.

"Na resposta aos artefactos explosivos colocados perto das redes de segurança, aviões da Força Aérea israelita atacaram um alvo militar pertencente à organização terrorista Hamas no centro da Faixa de Gaza", anuncia um comunicado militar.

No mesmo comunicado, é assegurado que o Exército vai continuar "a operar com todos os seus meios à sua disposição para garantir a segurança dos civis israelitas" e responsabiliza o Hamas "por tudo o que acontece na Faixa de Gaza".

Na tarde de sábado, tanques do Exército israelita dispararam contra um posto de observação do movimento palestiniano no norte do enclave após uma explosão ocorrida pouco antes.

Nestes incidentes não foi relatada a existência de vítimas

Nas últimas semanas, têm aumentado este tipo de ações violentas.

Na quinta-feira, vários artefactos explodiram a norte da fronteira de Gaza com Israel, um ataque retaliado pelo Exército israelita posteriormente contra as infraestruturas do movimento Hamas.

Israel, que tal como os Estados Unidos e a União Europeia, considera o Hamas uma organização terrorista, mantém o enclave sob bloqueio.

Israel e o grupo islâmico mantêm um cessar-fogo desde 2014, que tem sido quebrado por ataques pontuais de Gaza, aos quais Israel responde com represálias contra infraestruturas militares.

SR (DD) // SR

Lusa/Fim

No se ha informado de víctimas en ninguno de los incidentes.

En las últimas semanas han incrementado este tipo de sucesos violentos.

El pasado jueves explotaron otros dos artefactos improvisados cerca de un vehículo militar que patrullaba por la parte israelí al norte de Gaza, sin causar víctimas y previamente se registraron tres incidentes similares, uno de los cuales hirió a cuatro soldados.

El portavoz militar Johnatan Conricus señaló que todos las explosiones cerca de la divisoria tuvieron lugar "tras disturbios instigados por Hamás" en esas zonas.

"No vamos a permitir estas tácticas, en las que Hamás instiga disturbios, con lanzamiento de piedras y bombas incendiarias contra las fuerzas israelíes, y utiliza estas actividades para colocar explosivos" en la zona, constantemente patrullada por el Ejército, advirtió. EFE

Jerusalém, 15 mar (Lusa) -- Vários artefactos explodiram hoje a norte da fronteira de Gaza com Israel, um ataque retaliado pelo exército israelita posteriormente contra as infraestruturas do movimento islamita Hamas.

Após a detonação de um número indefinido de artefactos junto à cerca da fronteira, onde normalmente as tropas israelitas fazem patrulha, "os tanques do exército atacaram as posições do Hamas", disse a porta-voz militar no Twitter.

Na declaração, o porta-voz sublinhou que "responsabiliza o Hamas por todos os incidentes de terrorismo que ocorrem sob a sua jurisdição".

Esta fonte e um porta-voz do Ministério da Saúde em Gaza garantiram que nenhuma vítima foi registada.

Há um mês, quatro soldados israelitas ficaram feridos, dois deles com gravidade, num incidente semelhante e que foi retaliado por Israel com 18 ataques contra "centros terroristas da organização terrorista do Hamas".

Israel, que tal como os Estados Unidos e a União Europeia, considera o Hamas uma organização terrorista, mantém o enclave sob bloqueio.

Israel e o grupo islâmico mantêm um cessar-fogo desde 2014, que tem sido quebrado por ataques pontuais de Gaza, aos quais Israel responde com represálias contra infraestruturas militares.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.