Diplomata norte-coreano viaja para a Finlândia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 18 mar (Lusa) -- Um diplomata norte-coreano responsável pelas relações com os Estados Unidos da América viaja hoje para a Finlândia onde vai participar num fórum que coincide com os preparativos do encontro entre Pyongyang e Washington.

Choe Kang-il, vice-diretor-geral para a América do Norte do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano embarcou no aeroporto internacional de Pequim, na China, num voo da companhia Finnair com destino a Helsínquia, noticiou a agência sul-coreana Yonhap.

Segundo a Efe, que cita aquela agência, Choe Kang-il tem previsto participar num fórum semioficial sobre a desnuclearização da península coreana em que participam diplomatas norte-americanos, como Kathleen Stephens, que foi embaixadora dos Estados Unidos na Coreia do Sul entre 2008 e 2011.

Choe, que participou em 2017 numa reunião idêntica em Genebra, integrou a delegação norte-coreana de alto nível que assistiu em fevereiro à cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na vizinha Coreia do Sul.

"Não tenho nada a dizer neste momento, falarei quando regressar", declarou aos jornalistas o diplomata de Pyongyang quando questionado sobre a agenda da deslocação à Finlândia.

A viagem a este país europeu decorre de uma intensa atividade diplomática relacionada com a preparação do encontro entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, terminou no sábado uma deslocação de dois dias à Suécia.

Na sequência da reaproximação iniciada com os Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul, uma delegação deste país esteve com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O conselheiro para a segurança da presidência sul-coreana, Chung Eui-yong, que dirigia a delegação, divulgou depois que Pyongyang aceitou suspender os ensaios nucleares e balísticos se houver conversações com os Estados Unidos sobre o programa nuclear.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, aceitou a proposta de diálogo, que irá decorrer em local e data ainda por determinar.

O encontro será o primeiro da história entre líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte.

Nos últimos meses, Trump e o líder norte-coreano têm estado envolvidos numa escalada de retórica que progressivamente ficou mais violenta e bélica, com ambos a lançarem ameaças de um potencial ataque nuclear.

Seul também anunciou uma cimeira entre as duas Coreias para o final de abril.

SR // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.