Tapetes de sal chegam à ribeira de Viana dois meses antes da Romaria d'Agonia

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 07 jun (Lusa) - A ribeira de Viana do Castelo vai recriar, no sábado, a tradicional noite da confeção dos tapetes de sal, naquele que será "um cheirinho" da próxima edição de um dos mais típicos números da Romaria d'Agonia, anunciou a organização.

A confeção dos tapetes de sal realiza-se sempre na noite anterior ao dia da padroeira, 20 de agosto, mobilizando centenas de pessoas, sobretudo antigos moradores, por cinco ruas. A recriação deste ambiente acontecerá este sábado, à noite, e insere-se na 22.ª edição das Jornadas Populares daquela freguesia, sendo esperadas, segundo a Junta de Monserrate, 5.000 pessoas.

Como é hábito durante a romaria, é por estes tapetes que o andor da Senhora d'Agonia, padroeira dos pescadores de Viana do Castelo, regressa da também típica procissão ao mar e ao rio.

A sua preparação, que envolve cerca de 30 toneladas de sal e outros elementos decorativos, começa dez meses antes da festa, que se realiza este ano entre 16 e 20 de agosto. Contudo, o ponto alto é a sua confeção propriamente dita, à qual assistem sempre milhares de pessoas, durante toda a madrugada.

A dois meses da festa, e para tentar antecipar o ambiente vivido na chamada "noite dos tapetes", a Junta local decidiu "recriar" o momento, no sábado, com a confeção de várias "tranches" de tapetes pelas artérias da freguesia.

Serão utilizados para tal 250 sacos de sal - tingido com várias cores -, cada um com 25 quilos, entre outros elementos decorativos como serrim, verdes e artes de pesca. "Também teremos, no sábado, material, como sal e moldes, para as pessoas experimentarem, realizando o seu próprio tapete na rua", explicou a fonte.

Tal como é hábito na madrugada de 19 para 20 de agosto, a recriação da confeção será acompanhada toda a noite de sábado por tunas de estudantes, concertinas, música e bares abertos na ribeira de Viana do Castelo.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.