Presidente da multinacional Enercon passa a Cidadão de Honra de Viana do Castelo

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 13 jan (Lusa) - O presidente e fundador da multinacional do setor eólico Enercon, Aloys Wobben, vai receber o título de Cidadão de Honra de Viana do Castelo, concelho em que o gigante alemão é o maior empregador privado.

A atribuição deste título honorífico foi confirmada hoje por fonte da Câmara local, no âmbito das comemorações do 166.º aniversário de elevação de Viana do Castelo a cidade, a 20 de janeiro.

No entanto, esclareceu a mesma fonte, devido ao seu estado de saúde, Aloys Wobben, que completa este mês 62 anos, só deverá deslocar-se a Viana do Castelo, para receber este título, durante a próxima primavera, conforme contactos estabelecidos entre a família e a autarquia.

"É uma pessoa de uma enorme importância como empreendedor. Foi ele o propiciador do maior cluster eólico do país e agora maior empregador de Viana do Castelo", justificou entretanto José Maria Costa, presidente da Câmara, que propôs a atribuição deste título a um dos mais poderosos empresários da Alemanha.

A distinção de Cidadão de Honra já foi aprovada por unanimidade no executivo municipal, mas na cerimónia de 20 de janeiro serão homenageadas outras personalidades, da medicina às artes, assim como instituições e empresas "relevantes" para o concelho, disse ainda o autarca socialista.

Fundada em 1984 pelo engenheiro alemão Aloys Wobben, a Enercon emprega hoje, em vários pontos do mundo, mais de 13.000 pessoas.

Segundo dados da própria empresa, além da Alemanha, a Enercon tem fábricas próprias na Suécia, Brasil, Turquia, Canadá, Áustria, França e Portugal, tendo instalado mais de 22.000 aerogeradores para produção de eletricidade em todo o mundo (8,2% da quota mundial).

As cinco fábricas que a Enercon implementou em Viana do Castelo desde 2006 produzem atualmente as pás e aerogerador mais moderno do grupo (E-92 de 2,3MW).

Distribuídas por dois parques empresariais do concelho, estas unidades já se dedicam hoje maioritariamente à exportação e empregam 1.400 trabalhadores, sendo por isso aquele grupo o maior empregador privado do distrito de Viana do Castelo.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.