Tráfego nas autoestradas nacionais desce 1,6% no verão

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 13 jan (Lusa) - O tráfego diário nas autoestradas portuguesas caiu 1,6% no terceiro trimestre de 2013 em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o mais recente relatório do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR).

Segundo cálculos baseados no relatório sobre o movimento na Rede Nacional de Autoestradas, as mais de trinta vias analisadas somaram uma quebra de 1,6% no Tráfego Médio Diário (TMD) no terceiro trimestre de 2013, em termos de média ponderada, comparando com igual período de 2012.

No mês de agosto, de acordo com estes dados do INIR, o tráfego até subiu 0,5%, face a 2012, contrariando os números de vários trimestres consecutivos.

Entre julho e setembro de 2013 as autoestradas nacionais registaram um TMD de 16.786 viaturas, menos 267 do que no período de verão anterior.

Registo positivo verificou-se na antiga Scut (Sem Custos para o Utilizador) da Via do Infante (A22), portajada desde dezembro de 2011 e que viu o TMD crescer em 207 viaturas, fechando o trimestre com um aumento de tráfego de 1,2%.

Já na A28, entre Viana do Castelo e Porto, outra ex-Scut mas neste caso portajada desde outubro de 2010, o tráfego diário desceu 2,3% neste trimestre, o equivalente a menos 614 viaturas por dia.

Ainda de acordo com os números do INIR, as maiores quebras registaram-se nas ex-Scut Beiras Litoral e Alta (A25) e Beira Interior (A23). Estas somaram quebra médias de tráfego, entre julho e setembro de 2013, de 7,6 e 11%, respetivamente, quando comparado com igual período de 2012.

PYJ // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.