Fantasporto exibe este ano 180 filmes, 20 antestreias e lança bilhetes a um euro

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jan (Lusa) -- A edição deste ano do Fantasporto vai apresentar em fevereiro, no Porto, 20 antestreias mundiais e europeias, num total de 180 filmes de 32 países, com bilhetes a um euro para os mais cinéfilos, anunciou o certame.

De acordo com um comunicado divulgado pela organização do Festival Internacional de Cinema, será dado "forte destaque" ao cinema português, presente em competição em todas as secções oficiais, o que acontece pela primeira vez nos 34 anos do certame.

Serão introduzidas duas secções novas nesta 34ª edição, o Fantas Classics e as Industry Screenings, este ano com a presença de três empresas, duas inglesas e uma dos Estados Unidos, que "trarão também mais participantes do meio profissional do cinema ao Porto".

Este ano, o Fantasporto vai ter como filme de abertura oficial "Vampire Academy", de Mark Waters, estando o encerramento a cargo de "The Railway Man", de Jonathan Teplitzky, com Colin Firth e Nicole Kidman.

O festival, que vai decorrer entre 28 de fevereiro e 09 de março no Rivoli Teatro Municipal, vai receber um subsídio "menor do que o habitual" por parte da Câmara Municipal do Porto, segundo fonte da autarquia, que assegurou haver um acordo entre as duas partes para a realização do evento este ano.

No comunicado, a organização indica que irá reduzir o preço dos bilhetes para conquistar mais público, "tendo em conta a redução dos patrocínios privados, não existindo nenhum novo, mas mantendo os do ano transato, até porque o orçamento do festival será idêntico ao dos últimos anos".

O preço dos bilhetes varia entre o preço normal de cinco euros, passando por quatro, três, dois e um euro cada, em certas condições e consoante as zonas de exibição dos filmes.

Também na lista de filmes a serem exibidos está "Big Bad Wolves", obra de Aharon Keshales e Navot Papushado que, de acordo com a imprensa de cinema internacional, o realizador Quentin Tarantino classificou como "o melhor filme do ano [de 2013]", depois de ter assistido a este no festival internacional de cinema de Busan, na Coreia do Sul.

Na secção oficial encontram-se, ainda, os regressos de Vincenzo Natali (realizador de "O Cubo" e "Nothing", vencedores do grande prémio do Fantasporto em 1999 e 2005, respetivamente), Takashi Miike e de Alex de la Iglesia.

O Fantasporto de 2014 mantém a secção Orient Express, bem como a competição nacional para escolas de cinema e as parcerias com o Cinanima, o festival Black & White e o Cineclube de Avanca.

Para além das novidades, o evento vai apresentar versões restauradas de "O Feiticeiro de Oz" e de "E Tudo o Vento Levou", de Victor Fleming.

A programação do Fantasporto será apresentada em pormenor a 25 de janeiro.

AG (TDI) // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.