Vereador da CDU exige reabilitação do Bairro dos CTT - Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

O vereador da CDU na Câmara do Porto exigiu hoje a reabilitação urgente do bairro dos CTT afirmando que na próxima reunião irá questionar o novo executivo sobre este processo que se arrasta há vários anos.

Embora municipal, o bairro dos CTT (assim conhecido por alojar funcionários dos correios), situado na freguesia de Ramalde, foi construído em 1955 e é composto por dois edifícios de 32 fogos cada.

Durante mais de uma década, o bairro não sofreu obras de requalificação devido à falta de entendimento entre a Câmara e os CTT sobre quem deveria financiar essas obras.

Há dois anos, a autarquia assinou um protocolo com os CTT em que assumia "a obrigação" de "recuperar os edifícios".

Na proposta, a autarquia assume "a responsabilidade pela conservação do bairro e pelas condições de habitabilidade dos seus ocupantes" e os CTT "assumem a obrigação de comparticipar" com 500 mil euros o processo de recuperação ou de realojamento ("consoante o que vier a ser a opção da câmara").

Hoje, no final de uma visita, o vereador comunista lamentou que o bairro mantenha, desde há uma década, escoras e andaimes a sustentar os patamares e as escadas de acesso às casas e os que moradores continuem a queixar-se de infiltrações de águas e de outros problemas provocados pela falta de manutenção.

A CDU defende que a câmara do Porto requalifique o bairro e que realoje neste espaço os moradores do denominado "património dos pobres de Ramalde", reservando ainda habitação para "situações de transição e realojamento temporário".

"Passados estes anos continuamos sem saber qual é o futuro do bairro. Vamos inquirir o novo executivo para sabermos qual o ponto da situação, nomeadamente sobre o que se está a passar com o cumprimento do protocolo", disse.

Em seu entender, "é inqualificável estarmos num bairro que além degradado tem mais de 30 casas devolutas nos dois blocos que o compõem. Não faz sentido numa altura em que tantas pessoas estão a fazer pedidos de habitação".

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.