Dois mortos à passagem de tempestade na zona centro dos Estados Unidos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Oklahoma City, Estados Unidos, 25 fev (Lusa) -- Pelo menos duas pessoas morreram à passagem de uma forte tempestade, com ventos e chuva fortes e também granizo, na zona centro dos Estados Unidos, que arrancou árvores e destruiu casas e veículos.

Segundo relataram as autoridades locais, citadas pela agência americana AP, a tempestade causou a morte a um homem de 83 anos que vivia numa caravana, no estado de Arkansas, e de uma mulher de 79 anos, que estava dentro de casa, no estado de Kentucky, quando esta ruiu, enquanto o marido se salvou, com ferimentos ligeiros, por ter saído para ver o que se passava lá fora.

Em Osceola, a 257 quilómetros a norte de Memphis, no estado de Tennessee, um hotel ficou sem telhado, arrancado à passagem da tempestade.

Também há relato de graves danos em casas e veículos em Nashville, na região de Middle Tennessee.

No estado de Indiana, uma fuga num dique no rio Kankakee obrigou as autoridades a ajudarem 30 proprietários a deixarem as suas casas.

De acordo com os serviços meteorológicos, os rios da zona centro estão a atingir níveis de cheia recorde, na sequência das fortes chuvas e do degelo.

O governador do estado de Missouri, Eric Greitens, decretou hoje o estado de emergência, antecipando os danos da anunciada passagem da tempestade e das inundações que lhe deverão suceder.

O decreto ativa a intervenção da guarda nacional estadual e garante que os eventuais danos causados pelo mau tempo serão cobertos por fundos federais.

SBR // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.