"Touch me not" de Adina Pintilie venceu Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 24 fev (Lusa) -- O filme "Touch me not", da realizadora romena Adina Pintilie, venceu o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim, que distinguiu o norte-americano Wes Anderson com o Urso de Prata para melhor realização por "Ilha dos Cães".

"Touch me not", uma coprodução entre a Roménia, Alemanha, República Checa, Bulgária e França, foi ainda distinguido com o Prémio para a melhor primeira obra, numa cerimónia que decorreu hoje em Berlim, capital da Alemanha.

O júri internacional da Berlinale, presidido pelo realizador alemão Tom Tykwer, atribuiu ainda o Urso de Prata de melhor atriz a Ana Brun, pelo papel que interpreta em "Las Herderas", de Marcelo Martinessi, e o de melhor ator a Anthony Bajon, por "La Prière", de Cédric Khan.

O Grande Prémio do Júri foi para "Twarz (Mug)", de Malgorzata Szumowska.

O Urso de Ouro para melhor curta-metragem foi atribuído a "The Men Behind the Wall", de Ines Moldavsky.

Na competição de curtas-metragens estavam três filmes portugueses: "Madness", de João Viana, "Onde o verão vai (episódios da juventude)", de David Pinheiro Vicente, e "Russa", de João Salaviza e Ricardo Alves Jr..

João Viana teve uma dupla presença no festival, já que a longa-metragem "Our madness" foi exibida no programa "Fórum", juntamente com "A Árvore", de André Gil Mata, e "Mariphasa", de Sandro Aguilar.

A série policial "Sul", de Edgar Medina e Guilherme Mendonça, com realização de Ivo M. Ferreira, foi apresentada no mercado de coproduções.

No programa paralelo Berlinale Talents esteve o realizador André Santos e, no "Project Labs", este cineasta apresentou o projeto do documentário "Na Floresta" (título provisório), coassinado com Marco Leão.

Nos últimos seis anos, o Urso de Ouro de melhor curta-metragem foi atribuído três vezes ao cinema português, a Leonor Teles, João Salaviza e Diogo Costa Amarante.

A diretora do Doclisboa, Cíntia Gil, esteve no júri de documentário e Diogo Costa Amarante no de curtas-metragens.

A 68.ª edição do Festival de Cinema de Berlim, com mais de 300 filmes selecionados, iniciou-se a 15 de fevereiro e termina no domingo.

JRS (SS) // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.