PR/São Tomé: Marcelo diz que sai de São Tomé "de alma cheia"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Santo António, São Tomé e Príncipe, 22 fev (Lusa) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que sai de São Tomé e Príncipe com "a alma cheia" por aquilo que viu no país e pela conjugação com Portugal "na construção do futuro".

"Não pode haver experiência mais gratificante do que esta, saio de alma cheia por aquilo que vi neste grande país, por aquilo que há de grande na conjugação de São Tomé e Príncipe e Portugal e do que há de projetos para o futuro", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente falava aos jornalistas para fazer o balanço da visita de Estado de três dias a São Tomé e Príncipe, que hoje termina.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou o calor, "se possível ainda mais acentuado, mais jovem, mais dinâmico e mais motivador e em que a presença portuguesa esteve um pouco por toda a parte".

Segundo o Presidente, o caminho da "amizade e da fraternidade virada para o futuro" vai ser continuado muito em breve com a visita do primeiro-ministro, António Costa, que deverá acontecer até meados deste ano, e "com outros passos importantes" que completam a "presença social" e "no domínio económico, juntando-se à iniciativa empresarial portuguesa já hoje existente por todo este espetacular país".

VM // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.