Mau tempo dificulta acesso ao avião que se despenhou no Irão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 18 fev (Lusa) -- As más condições meteorológicas estão a dificultar o acesso ao avião que caiu hoje no sul do Irão, com 66 pessoas a bordo, ainda não estando confirmado o número de mortos.

O porta-voz da companhia aérea iraniana Aseman, Mohamad Taqí Tabatabaí, explicou que ainda não foi possível ao pessoal da companhia chegar à zona do acidente.

Citado pela agência espanhola EFE, o responsável disse não ser possível confirmar até ao momento se as 66 pessoas a bordo morreram, como tinha sido já adiantado, por ser essa a informação dos habitantes da zona do acidente.

Os meios de comunicação oficial iranianos, citando responsáveis da companhia aérea, informaram que todas as pessoas a bordo tinham morrido. No avião seguiam 60 passageiros e seis tripulantes.

"O local é montanhoso e é de difícil acesso", justificou o porta-voz, acrescentando que as condições meteorológicas estão também a dificultar o acesso e que podem ser, aliás, uma das causas do acidente.

Um helicóptero foi enviado para o local, mas não pôde aterrar por causa da chuva, nevoeiro e vento.

O porta-voz dos serviços de emergência do Irão, Mojtaba Jaledí, disse à televisão estatal que as equipas de socorro estão a aceder ao local por via terrestre, mas que ainda não avistaram os restos do aparelho.

O avião, com cerca de 20 anos, descolou hoje de Teerão pelas 08:00 locais com destino à cidade de Yasuy e despenhou-se na cordilheira Zagros, junto à localidade de Samirom.

ARP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.