Nove mortos numa explosão causada por resíduos de fogo-de-artifício na China

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 17 fev (Lusa) -- Nove pessoas morreram hoje e outra ficou ferida numa explosão causada por resíduos de fogo-de-artifício num aterro na província de Cantão, no sul da China, informou a agência estatal Xinhua.

Um incêndio começou de madrugada nos arredores da cidade de Qingyuan, num local de recolha de lixo onde vários trabalhadores e famílias habitam, em estruturas de madeira improvisadas, explicaram as autoridades locais.

As primeiras investigações indicaram que foram os restos do fogo-de-artifício que causaram o incêndio e, quando vários funcionários tentaram extingui-lo, ocorreu a detonação, que causou a morte de nove pessoas e ferimentos noutra.

Na noite de quinta-feira, durante a entrada do Ano Novo Lunar, outras quatro pessoas morreram numa outra explosão provocada por fogo-de-artifício na província do sul de Yunnan.

Durante as celebrações do Ano Novo, é tradição no país asiático lançar fogo-de-artifício e petardos para afugentar espíritos malignos.

Desde o ano passado, 444 cidades chinesas proibiram fogo-de-artifício, incluindo Pequim ou Tianjin, numa tentativa de reduzir a poluição e os numerosos incêndios e feridos que ocorrem todos os anos.

Apesar desta proibição no centro urbano de Pequim (nos arredores é permitido), sete pessoas ficaram feridas na sexta-feira devido ao uso desses dispositivos, que também causaram 12 incêndios.

VP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Insólito. Mulher filmada a dormir no compartimento de bagagem de um avião

O caso insólito ocorreu num voo da companhia aérea Southwest Airlines, com sede nos Estados Unidos da América, e o vídeo do momento já soma milhões de visualizações. A mulher foi filmada no interior de um compartimento de bagagem do avião.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.