Portugal lidera pelo exemplo no acolhimento a refugiados sírios

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 fev (Lusa) - O Comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises considerou hoje em Lisboa, num encontro com estudantes sírios, que "Portugal está a liderar pelo exemplo no acolhimento de refugiados" da Síria.

"Portugal está a liderar pelo exemplo no acolhimento de refugidos sírios. Quero congratular, em primeiro lugar, o povo português pela sua generosidade, mas também o governo, a Academia e, acima de todos, o presidente Jorge Sampaio pela sua iniciativa", disse o cipriota Christos Stylianides no decorrer de um encontro na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Stylianides tinha acabado de se reunir com o ex-Presidente da República Jorge Sampaio, que fundou em 2013 e preside a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência para Estudantes Sírios, que permitiu o acolhimento em Portugal de várias dezenas de estudantes daquele país em guerra.

Perante sete estudantes sírios que integram o programa, o comissário cipriota enalteceu a iniciativa de Sampaio, considerando que foi "fundamental" para "garantir que [os estudantes] podem continuar os estudos, num ambiente seguro e partilhar com outros alunos este mesmo ambiente seguro".

"Eu sei que é muito difícil deixar para trás todas estas experiências dolorosas. Mas pela minha própria experiência, posso dizer que vocês têm de continuar. E estou muito orgulhoso, porque vocês já mostraram que podem seguir em frente, independentemente dos obstáculos", disse Stylianides aos estudantes sírios.

Os estudantes provenientes da Síria, por seu lado, reconheceram a boa integração em Portugal, quer na sociedade quer na universidade. Vários estão a fazer estudos superiores em áreas tão diversas como a Robótica, a Arquitectura, Direito Internacional ou Matemática.

"Todos vocês querem voltar [à Síria]. Muito obrigado. Através das vossas histórias colhemos encorajamento para continuar, para encontrar formas de vos ajudar, mas também para o processo de paz na Síria", disse o comissário europeu.

NVI // ANP.

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.