Concorrência dá luz verde a operação de concentração Valsabor/Euroeste

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 fev (Lusa) -- A Autoridade da Concorrência anunciou hoje que não se opõe à operação de concentração das empresas do setor agropecuário Euroeste e Valsabor, segundo uma nota publicada na página do regulador.

"Em 08 de fevereiro de 2018, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência (...) delibera adotar uma decisão de não oposição" à operação de concentração Valsabor/Euroeste "uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados identificados", lê-se na nota da AdC.

O controlo conjunto sobre a agropecuária Euroeste pela Valsabor e por Pedro Garcia Matos, que detém o controlo da Euroeste, foi notificado à AdC a 05 de janeiro, tendo o aviso da mesma sido publicado no dia 25 do mesmo mês.

Em comunicado divulgado em meados de janeiro, o presidente da Euroeste, Pedro Garcia de Matos, explicou que a parceria vai permitir aos dois operadores aumentar a escala para entrar em mercados internacionais.

Pedro Garcia Matos detém não só o controlo da Euroeste, como de um conjunto de empresas que se dedicam à agropecuária, produzindo e comercializando suínos para abate, bovinos e rações, produtos hortícolas e atividade imobiliária.

A Valsabor, detida por Fernando Paulo Brás Vicente, dedica-se também ao abate de suínos e transformação de carne.

DF (VP)// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.