Crescimento da Grécia deverá acelerar para 2,5% em 2018 e 2019

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 07 fev (Lusa) - A economia grega está de novo a crescer, afirma Bruxelas que estima que a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) grego tenha atingido 1,6% em 2017 e seja de 2,5% este ano e em 2019.

Nas previsões de inverno da Comissão Europeia (CE) hoje divulgadas, Bruxelas alerta que o crescimento sustentado da economia grega continua a depender da manutenção das reformas estruturais e refere que a recuperação económica deverá sustentar nos próximos anos o crescimento do emprego.

Bruxelas sublinha no documento que, segundo dados ainda provisórios, o PIB da Grécia registou nos primeiros nove meses de 2017 taxas de crescimento positivas em três trimestres consecutivos, pela primeira vez desde 2006.

A recuperação económica da Grécia no segundo e terceiro trimestres de 2017 foi principalmente sustentada pelas exportações, significando que o país também está a beneficiar com a recuperação em geral na Europa e com a melhoria da competitividade alcançada com as reformas estruturais.

Em relação à taxa de inflação, Bruxelas afirma que esta deverá ter sido de 1,1% no ano passado e que deverá cair este ano para 0,8% e voltar a subir para 1,3% em 2019.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.