Baixo Tâmega com mais 872 mil euros para projetos de desenvolvimento rural

| Economia
Porto Canal / Agências

Marco de Canaveses, 09 jan (Lusa) - A região do Baixo Tâmega vai poder dispor de mais 872.000 euros do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) para apoiar projetos de investimento, anunciou hoje fonte da entidade gestora.

A decisão foi recentemente comunicada pela Autoridade de Gestão do Proder, prevendo-se que passem a ter dotação orçamental os projetos aprovados em 'overbooking', representando um acréscimo de 1,52 milhões de euros de investimento elegível.

A Cooperativa Dolmen é a entidade que executa aquele pacote de apoios no Baixo Tamega.

O acréscimo foi divulgado na assembleia de membros da Dolmen, na qual foi também sublinhado que, "a um ano do encerramento do atual período de programação financeira", já foram atingidos os 75% de execução do Proder naquele território.

De acordo com a fonte, este resultado está "muito acima da média nacional, que ronda atualmente os 52%".

Os vários projetos de desenvolvimento rural no designado "Douro Verde", apoiados por intermédio da Dolmen, apontam para a criação de 258 postos de trabalho.

Aquela cooperativa tem competência nos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, e parte dos concelhos de Cinfães, Resende e Penafiel.

Em preparação encontra-se o projeto "Descobrir o Douro Verde" que vai ser desenvolvido este ano, apostando no turismo cultural, enoturismo e turismo de natureza.

No âmbito do projeto, será desenvolvido um estudo de inventariação do património, anunciando-se uma coletânea de postais temáticos do território.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.