Plantação de um milhão de árvores por município começou na serra do Marão

| Norte
Porto Canal com Lusa

A serra do Marão, em Vila Real, foi esta sexta-feira palco do arranque do "projeto ambicioso" que quer plantar de um milhão de árvores por município, impulsionado pela associação ambientalista Quercus com o apoio das autarquias.

Atualizado 29-01-2018 17:58

Em plena serra árida e fria, o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, e o responsável pela Quercus, João Branco, calçaram as luvas, pegaram numa enxada e plantaram carvalhos.

Crianças da escola básica de Vendas, na Campeã, ajudaram neste ato simbólico que marcou o lançamento do projeto "Um milhão de árvores por município para salvar o clima".

"Esta é verdadeiramente uma ação simbólica que o Governo vai acarinhar e vai ajudar a que ela se estenda como uma onda pelo país", afirmou Miguel Freitas.

O governante considerou que "é fundamental" Portugal ter "uma floresta diferente", por exemplo com "espécies folhosas de crescimento lento que são mais resistentes ao fogo e que se adaptam melhor àquilo que são as alterações climáticas".

A Câmara de Vila Real foi a primeira a aderir ao desafio lançado pela associação ambientalista Quercus.

"É um bom projeto para o concelho, para o ambiente e para o planeta e é um projeto pedagogicamente interessante para que as nossas crianças possam também elas identificar-se com esta área e perceber da sua importância", afirmou o presidente do município, Rui Santos.

Para esta reflorestação será possível recorrer a fundos comunitários.

O autarca calcula que o investimento global neste projeto ronde os três milhões de euros, só no concelho de Vila Real, cabendo à câmara o pagamento de 300 mil euros correspondentes à comparticipação nacional.

Uma verba idêntica será aplicada em cada um dos municípios aderentes.

O presidente da Quercus, João Branco, disse que o objetivo inicial é envolver 100 concelhos neste projeto.

"Um milhão de árvores por município é um objetivo ambicioso, mas na floresta temos que ter ambição", sublinhou.

João Branco referiu que "há muitos concelhos do Centro e Norte do país que têm dezenas de milhares de hectares disponíveis para florestação" e considerou que a "florestação só não é efetuada porque não há maneira dos donos dos terrenos e das entidades gestoras dos baldios procederem às candidaturas e de obterem financiamento".

Para esta plantação serão criados planos e projetos de arborização.

"Só adere a este projeto quem quiser fazer as arborizações com as espécies autóctones, ou seja, está excluído o eucalipto bem como outras espécies exóticas", afirmou.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.