Aumento das receitas não foi proporcional ao aumento de hóspedes no Algarve em Dezembro

| Economia
Porto Canal / Agências

Faro, 08 jan (Lusa) - O aumento da ocupação hoteleira em dezembro no Algarve, relativamente a 2012, não se refletiu num aumento proporcional do volume de negócios gerado, disse à Lusa o presidente da principal associação do setor na região.

A taxa de ocupação média por quarto no mês passado foi de 26,1%, o que representa um aumento de 4% relativamente a 2012, mas o volume de negócios subiu apenas 2,2%, uma tendência habitual nos últimos anos, afirmou o presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas.

Ainda assim, o responsável considerou o aumento "francamente positivo" - uma vez que nos cinco anos anteriores as taxas de ocupação não tinham praticamente registado subidas -, mas sublinhou que apenas foram contabilizadas as unidades que optaram por não encerrar no inverno.

"Esta tendência de crescimento na ordem dos 4% a 5%, que se verificou ao longo de todo o ano de 2013, abre perspetivas para que se mantenha o crescimento em 2014", afirmou.

Por nacionalidades, as principais subidas em dezembro registaram-se nos mercados alemão (47,3%) e espanhol (+27,4%), tendo a maior descida ocorrido no mercado português (-9,8%).

As zonas de Vilamoura, Quarteira e Quinta do Lago, Carvoeiro e Armação de Pêra e Albufeira foram as que apresentaram as maiores subidas nas ocupações, sendo que em nenhuma das zonas turísticas da região se registaram descidas.

A AHETA acrescenta ainda, no seu boletim mensal, que as zonas de Monte Gordo e Vila Real de Santo António foram as que registaram a taxa de ocupação média mais elevada (49,6%). A mais baixa ocorreu em Portimão e na Praia da Rocha (14,5%).

MAD // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.