Venezuela: 1,24 milhões de pessoas cruzaram a fronteira para a Colômbia em dezembro de 2017

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 18 jan (Lusa) - Mais de 1,24 milhões de venezuelanos entraram em território da Colômbia durante o mês de dezembro passado, indicou o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.

De acordo com a imprensa colombiana, que cita os últimos dados oficiais, a migração de venezuelanos é causa de preocupação para o Governo de Bogotá, uma vez que o número de entradas registadas em dezembro de 2017, 1.244.434, corresponde a "quase metade dos habitantes da área metropolitana de Cúcuta".

As entradas realizaram-se através dos municípios de Cúcuta, Villa del Rosario e Puerto Santander, no departamento Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela, indicou o diário El Tiempo.

"Este elevado número de pessoas está a preocupar as autoridades regionais do Norte de Santanter, por estar a agravar a situação humanitária nessa região", explicou aos jornalistas o secretário do departamento de Fronteiras e Cooperação Internacional.

Juan Carlos Cortés afirmou que "o êxodo" de pessoas aumentou depois de, em dezembro último, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ter advertido para um possível fecho das fronteiras.

Depois da declaração de Maduro, quase 100 mil pessoas cruzaram diariamente a fronteira entre ambos países.

A imprensa colombiana denunciou que os venezuelanos estão a dormir nas ruas de cidades como Cúcuta e há graves situações de miséria devido ao excesso de pessoas.

As autoridades estão a estudar a possibilidade de colocar os venezuelanos em centros de acolhimento e apresentar a questão numa reunião com o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), prevista para a próxima semana.

FPG // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.