Investimento de 1ME capacita Sapadores de Lisboa com 850 novos equipamentos

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jan (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que tutela a Proteção Civil, entregou hoje ao Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) do concelho 850 novos equipamentos de proteção individual, que constituíram um investimento de um milhão de euros.

O RSB "é um corpo de excelência na proteção da cidade e na defesa da cidade, e nós não transigimos nisto, não transigimos neste reconhecimento, e também não transigimos nem hesitamos nas medidas que são necessárias para o atingir", disse Fernando Medina na cerimónia que decorreu no quartel da Avenida D. Carlos I.

Do total dos equipamentos entregues, 800 serão utilizados a partir de hoje, enquanto 50 ficarão de reserva para substituições futuras.

"O regimento diariamente protege a cidade, o regimento diariamente ajuda a proteger o país e tem sido claro, no último ano, que o regimento tem feito esse trabalho com prestígio, com honra e com orgulho para a cidade", defendeu o socialista, acrescentando que a cidade "tem confiança no seu RSB".

Medina salientou também que "foram resolvidos" problemas relativos "às chefias", a "concursos que se arrastavam nos fardamentos", a "problemas severos em equipamentos de proteção de incêndio" e ainda à "necessidade de mais equipamentos e viaturas".

"Já no primeiro semestre deste ano", a Câmara espera que "sejam entregues as novas 14 viaturas" para o RSB: dez veículos de combate a incêndios urbanos, um veículo plataforma, um veículo tanque tático florestal, um veículo de apoio ao mergulho e ainda uma ambulância.

Ao mesmo tempo, o município está a investir na "reorganização territorial do regimento" afirmou Medina, avançando que "já está aberto o quartel da Alta de Lisboa e, muito em breve, irá abrir o novo posto no Martim Moniz", uma "moderníssima instalação que vai servir toda a baixa de Lisboa".

"Este mandato ficará marcado de forma muito clara pelo arranque das obras que vão permitir fazer o quartel central, em Chelas, uma das mais modernas instalações de regimentos de sapadores bombeiros de toda a Europa", vincou.

Este novo quartel será "dotado das capacidades operacionais e de escola" para transmitir o "conhecimento e valor" do RSB a outras corporações "e ajudar à proteção do país".

A Câmara espera também a entrada de "até cerca de 140 novos bombeiros no imediato", que se juntam aos "quase 50 admitidos em outubro", avançou Medina.

O presidente da Câmara de Lisboa (PS) vincou também saber que a sua "primeira função, a primeira responsabilidade" enquanto presidente, "é proteger a cidade".

"É por isso que não transijo com o estatuto de excelência do RSB, nem hesitamos nas medidas que são necessárias para o atingir, porque palavras proclamatórias de excelência e de referência que não venham acompanhadas dos meios e dos investimentos, são palavras vazias relativamente ao que queremos fazer", considerou.

Dirigindo-se diretamente aos bombeiros presentes, o autarca socialista advogou ser "um orgulho ver o RSB em ação" quando é chamado "a agir nos momentos de dificuldade".

Medina comprometeu-se ainda a "nunca transigir na proteção da cidade, dos lisboetas" e na "dignificação e valorização do RSB, porque ele é, no fundo, essencial".

FYM // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.