Marés vivas acarretam "elevado risco" para habitações em Esposende

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 07 jan (Lusa) - O vereador da Proteção Civil na Câmara de Esposende, Maranhão Peixoto, admitiu hoje que há no litoral do concelho "pelo menos" três habitações com "elevado risco de serem atingidas" pelas marés vivas.

"Temos, pelo menos, na zona da Apúlia, nas Pedrinhas e em Cedovém, três habitações com elevado risco de serem atingidas em futuras marés ou ainda na ondulação que virá ao longo destes dias", disse o autarca à Lusa.

Segundo o vereador, um dos proprietários das habitações já pediu ao Parque Natural do Litoral Norte para que seja autorizada a colocação de proteção em pedra.

Uma das moradias identificadas por Maranhão Peixoto situa-se em Cedovém e foi vítima da força das águas do mar, que engoliram cerca de 15 metros de duna.

"As cercas e os muros já ruíram", garante Albertino Machado, pescador daquela localidade.

Na costa de Esposende, está prevista a demolição de perto de duas centenas de construções, ao abrigo do Polis Litoral Norte.

Muitas delas são na Apúlia, mas os proprietários opõem-se e muitos prometem mesmo enveredar pela via judicial.

Em fase mais adiantada está o processo de demolição de perto de duas dezenas de edifícios na praia de S. Bartolomeu do Mar, que entretanto já foram expropriados e se encontram devolutos.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu

Quatro homens e uma mulher foram detidas por alegado tráfico de estupefacientes em cinco concelhos da região de Viseu, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR), que também apreendeu diverso material.

Acidente entre três carros e camião condiciona A28 em Matosinhos

Uma colisão em cadeia entre três carros e um camião condicionou a A28 no final da tarde desta quinta-feira, no sentido Sul/Norte. De acordo com fonte dos meios no local, o acidente envolveu dois feridos que foram transportados para o hospital.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.