Euro mantém-se em alta, a subir para máximos de dezembro de 2014

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 jan (Lusa) - O euro abriu hoje em alta no mercado de divisas de Frankfurt e mantinha a tendência a meio da manhã, quando se cotava a 1,2266 dólares, um máximo desde 19 de dezembro de 2014.

Cerca das 11:00 em Lisboa, o dólar cotava-se a 1,2266 dólares, depois de ter aberto hoje a 1,2210 dólares e terminado na sexta-feira a 1,2202 dólares, segundos dados da agência Bloomberg.

Entre 19 de dezembro de 2014 e hoje, o euro atingiu o mínimo de 1,0384 em 28 de dezembro de 2016.

Na sexta-feira, o euro subiu para o nível mais elevado de três anos face ao dólar, após ter sido anunciado um acordo de princípio para uma coligação governamental na Alemanha firmado pelos conservadores alemães liderados pela chanceler Angela Merkel e os social-democratas de Martin Schulz para a formação de um novo executivo, mais de três meses depois da realização de eleições gerais naquele país (24 de setembro).

O acordo apoia as propostas de reforma da zona euro da França e chega mesmo a incluir um esboço de orçamento para a zona euro a longo prazo, ideia do chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, que até agora foi rejeitada pelos conservadores de Angela Merkel.

Em relação ao barril de petróleo Brent, para entrega em março, este também abriu hoje em alta ligeira, a cotar-se a 69,88 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,04% do que no encerramento da sessão anterior e um máximo desde dezembro de 2014.

O preço do Brent manteve a tendência de alta dos últimos dias e em níveis máximos desde o final de dezembro de 2014, sustentado pela queda das reservas nos Estados Unidos e a forte procura global durante os meses de inverno.

Depois de na quinta-feira se ter cotado acima da barreira dos 70 dólares pela primeira vez desde 04 de dezembro de 2014, o barril de petróleo terminou a semana passada com uma valorização de 3,16% face ao início da mesma (67,71 dólares por barril em 08 de janeiro).

A instabilidade política no Irão e as reformas na Arábia Saudita impulsionaram nas últimas semanas os preços, que têm registado uma tendência para a alta, apesar do temor de um aumento da produção nos Estados Unidos.

MC // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.