Santos Silva "inteiramente disponível" para falar sobre lista transnacional europeia no parlamento

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 jan (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou-se hoje "inteiramente disponível" para esclarecer a posição do Governo português sobre a criação de uma lista transnacional nas eleições europeias, como pediu o PSD, na audição parlamentar prevista para a próxima semana.

Numa mensagem enviada à Lusa, Augusto Santos Silva disse estar "inteiramente disponível para falar deste tema, na audição ordinária na comissão de Assuntos Europeus, que há muito tempo se encontra marcada" para a próxima semana.

Os deputados do PSD pediram, esta sexta-feira, uma audição parlamentar com carácter de urgência com o ministro, depois de os chefes de Estado e de Governo dos países do sul da União Europeia (UE) terem emitido uma declaração, na cimeira que decorreu em Roma na quarta-feira passada, na qual consta "uma posição de princípio (no sentido da criação de uma lista transnacional nas eleições europeias)", como refere o requerimento.

Hoje, o primeiro-ministro, António Costa, negou ter dado o seu acordo à proposta do Presidente francês, Emmanuel Macron, para a criação de um círculo transnacional nas eleições europeias, contrapondo que os socialistas portugueses se têm oposto.

O primeiro-ministro salientou que alguns pontos da declaração final da cimeira, "embora não sendo objeto de rejeição, não têm acordo" de todos.

O secretário-geral do PS referiu que, em relação a esta proposta, "apenas se admite que poderia ser uma boa ideia", e recordou que os socialistas se têm oposto "precisamente, à ideia da criação de listas transnacionais nas eleições europeias".

Em declarações à Lusa, o deputado Duarte Marques, coordenador do grupo parlamentar do PSD na comissão de Assuntos Europeus, considerou que o primeiro-ministro "assumiu um compromisso lesivo do interesse nacional" e "cedeu à pressão de Macron numa posição francesa que é boa para França ou Alemanha, mas contrária ao interesse de países como Portugal, mas sobretudo da UE".

Para o PSD, o executivo "ignorou as posições dos partidos, do Presidente da República, da Assembleia da República e dos portugueses".

"Também grave é o facto de ter omitido deliberadamente este ponto das declarações que proferiu à comunicação social nacional", acrescentou Duarte Marques, que acusa o Governo socialista de ter "por hábito esconder do país os acordos e cedências que faz na Europa", como diz ter sido o caso da participação portuguesa na cooperação estruturada permanente de segurança e defesa (PESCO, na sigla original).

A declaração - com o título "Levar a UE adiante em 2018" - da IV cimeira, em que participaram os chefes de Estado e de Governo de Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Chipre e Malta, refere, no último ponto: "Apoiamos todas as iniciativas destinadas a promover a democracia e a participação dos cidadãos. A este respeito, congratulamo-nos com a ideia das consultas dos cidadãos, em toda a Europa, sobre as principais prioridades para o futuro da União Europeia, que poderiam ser organizadas a partir da próxima primavera. No mesmo espírito, as listas transnacionais de deputados do Parlamento Europeu, a serem eleitos a nível europeu, poderiam reforçar a dimensão democrática da União".

As próximas eleições europeias estão previstas para maio de 2019.

JH (MC/PMF) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.