Mar destruiu mobiliário urbano em Vila Praia de Âncora

| Norte
Porto Canal / Agências

Caminha, 07 jan (Lusa) - O mar galgou na última noite vários locais da costa do concelho de Caminha, tendo destruído nomeadamente mobiliário urbano na freguesia de Vila Praia de Âncora, disse à Lusa fonte da Polícia Marítima local.

Naquela freguesia, precisou a fonte, registaram-se os maiores problemas, nomeadamente no litoral a sul, até ao Forte do Cão, em que o mar tem vindo a "comer" parte da duna dos Caldeirões.

O mar galgou ainda a marginal de Vila Praia de Âncora, mas acabou por não provocar prejuízos de relevo, além de levar "lixo e areia" para aquela avenida principal da freguesia, indicou a mesma fonte.

"Na zona das câmboas [para norte] o mar também galgou as rochas e a marginal, arrancou vário mobiliário urbano e trouxe lixo e pedras para a rua. Danificou ainda um armazém de aprestos que ali existe", acrescentou.

Ainda de acordo com a Polícia Marítima, registaram-se situações pontuais também na freguesia de Moledo, com o mar a chegar ao paredão e a um viaduto que existe nas imediações da praia, que ficou intransitável.

Ainda no concelho de Caminha, a subida das águas do rio Coura obrigou ao corte da ponte românica de Vilar de Mouros, alagando toda a área onde se realiza o habitual festival de música.

Segundo a Capitania de Caminha, a informação sobre o avanço das águas do mar na última noite será participado à Agência Portuguesa do Ambiente, como forma de "monitorizar" as zonas de maior erosão costeira.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

21 arguidos acusados de tráfico de droga em Barcelos

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral Regional do Porto.