Primeiro-ministro insiste em necessidade de consenso nacional no programa de infraestruturas

| Política
Porto Canal com Lusa

Faro, 12 jan (Lusa) - O primeiro-ministro insistiu hoje na necessidade de haver um "grande consenso" em torno do programa nacional de infraestruturas, para que a estratégia a adotar neste setor não esteja dependente dos ciclos políticos que se vão sucedendo.

"Era muito importante que o programa nacional de infraestruturas, que fosse construído com base nesta estratégia, vir a ser aprovado no quadro da Assembleia da República e com uma maioria de pelo menos dois terços, de forma a que possa ser objeto de um grande consenso nacional e deixemos de ter o debate das infraestruturas sujeito aos ciclos políticos que vão variando", desafiou.

António Costa, que está durante a manhã de hoje reunido com o Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, para debater o Portugal 2030, considerou que o setor das infraestruturas assume uma dimensão importante na estratégia que vier a ser desenvolvida para o país.

"Não é possível, em tão pouco espaço de tempo, se considerar absolutamente desnecessária a realização de um aeroporto para, quatro anos depois, se dizer que é incompreensível como não se fez já um aeroportoque se tornou absolutamente essencial", exemplificou, defendendo que seja restabelecido, num novo formato, um Conselho Superior de Obras Públicas.

O primeiro-ministro considerou que deve recuperar-se a "boa tradição" de dispor da "melhor informação técnica e científica" para a definição da estratégia de elaboração do programa de infraestruturas, o que passaria por restabelecer aquele organismo, mas "mais exigente", num novo formato.

Segundo António Costa, esse organismo deveria ter como missão dar "parecer obrigatório" sobre os projetos de infraestruturas para o país, "ajudando a informar o debate político em torno das grandes decisões estratégicas que são necessárias tomar".

A sessão do Conselho Regional do Algarve enquadra-se no conjunto de audições e consultas públicas promovidas pelo Governo para debater a Estratégia Nacional para o Portugal 2030.

Além do primeiro ministro, está presente na sessão o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

MAD // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.