Ministro da Guiné-Bissau apresenta queixa-crime contra Procurador-Geral da República

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bissau, 06 jan (Lusa) - O ministro do Interior do Governo de transição da Guiné-Bissau, António Suca Ntchama, apresentou hoje no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) uma queixa-crime contra o Procurador-Geral da República, Abdu Mané, disse à Lusa o advogado do governante.

Basilio Sanca confirmou à Lusa a entrega da queixa-crime contra Abdu Mané, sob alegação de difamação contra Suca Ntchama e ainda violação do segredo de justiça.

A argumentação do ministro tem como base as afirmações do Procurador guineense quando este afirmou que Suca Ntchama se teria recusado a ser detido depois de ser ouvido no Ministério Público no caso do embarque forçado de 74 sírios com passaportes falsos num avião da TAP para Portugal.

Por considerar que o ministro do Interior teria agido de forma ilegal, ao forçar o embarque no aeroporto de Bissau dos sírios para Portugal, o Ministério Público terá ordenado que o governante fosse detido para averiguações ao que este teria recusado.

Segundo o advogado Basilio Sanca, em nenhuma circunstância foi dada ordem de prisão ao seu cliente pelo que constitui "crime de difamação" contra António Suca Ntchama por parte do Procurador.

Basilio Sanca quer também que o Supremo Tribunal de Justiça a aja criminalmente contra Abdu Mané por este, alegadamente, ter violado o segredo de justiça quando veio ao público falar deste caso, que está sob investigação.

Questionado sobre o que espera da ação intentada contra o Procurador, o advogado do ministro afirmou que apenas aguarda "que a justiça seja feita".

Basílio Sanca indicou também que o ministro Suca Ntchama, que colocou o lugar à disposição do Presidente de transição, Serifo Nhamadjo, continua no seu ministério, uma vez que ninguém lhe disse nada sobre o processo que decorre os tramites no Ministério Público.

MB // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.