Câmara de Mondim de Basto reduziu 2,5ME à dívida num ano

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 06 jan (Lusa) -- O município de Mondim de Basto reduziu 2,5 milhões de euros à dívida de 16,2 milhões de euros num ano, ao mesmo tempo que diminuiu o prazo médio de pagamento a fornecedores, anunciou hoje a autarquia.

"Terminámos o ano de 2013 com as contas em ordem", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Mondim de Basto, o socialista Humberto Cerqueira.

Num ano, o município reduziu 2,5 milhões de euros à dívida, passando de 16,2 milhões de euros para 13,7 milhões de euros no final de 2013.

Em 2009, quando Humberto Cerqueira foi eleito pela primeira vez, a dívida da autarquia totalizava 19,1 milhões de euros.

Ao longo de 2013, segundo o autarca, a câmara conseguiu também diminuir o prazo médio de pagamento de pagamento aos fornecedores de 42 dias para 15 dias e ainda reduziu as dívidas a fornecedores de 295 mil euros para 15 mil euros (redução de 85%).

Humberto Cerqueira frisou que o objetivo é chegar ao final do mandato com um nível de endividamento de cerca de sete milhões de euros.

"Nós fazemos orçamentos que são muito realistas e rigorosos e gastamos apenas o dinheiro que temos disponível. Ou seja, não assumimos despesas que depois não possamos pagar e não aumentamos a dívida", salientou.

E, de acordo com o responsável, o orçamento para 2014 é de 7,6 milhões de euros, o que representa uma redução de três milhões de euros comparativamente com o ano anterior.

O autarca frisou que o orçamento foi condicionado pela diminuição das transferências do Estado e pelos encargos com a amortização dos empréstimos.

O Orçamento de Estado para 2014 prevê um corte de 2,75% nas transferências para a autarquia, o que representa menos 147 mil euros anuais para o município de Mondim de Basto.

Desde 2009, as transferências do Estado diminuíram cerca de 11%, uma quebra na receita que não estava prevista no plano de saneamento financeiro, assinado em 2010.

A isto junta-se, segundo o presidente, a necessidade de amortização do empréstimo que obriga ao pagamento mensal de 125 mil euros, até à execução do Plano de Saneamento Financeiro, que termina em 2022.

"Com um orçamento tão restritivo, a prioridade que definimos foi assegurar as necessidades de funcionamento da autarquia, ou seja, despesas com pessoal, aquisição de bens e serviços, a educação, o desporto, o associativismo e a ação social", afirmou.

Apesar de "não haver margem para grandes obras", o autarca garantiu a conclusão dos projetos que já têm financiamento comunitário assegurado, como o Centro Comunitário de Atei, que vai ocupar uma escola primária desativada, e a Casa Abrigo e Centro de BTT de Sobreira.

Estas obras foram iniciadas em 2013.

Estão ainda previstos novos investimentos no sistema de modernização administrativa no valor de 86 mil euros e em sistemas de eficiência energética, no valor de 78 mil euros. Os dois projetos foram aprovados pelo programa ON2 e deverão arrancar em 2014.

Em termos sociais, Humberto Cerqueira garantiu que o município vai manter as medidas sociais que estão neste momento no terreno, como a loja social, o apoio às crianças, e as atividades de complemento curricular dos alunos do 1.º ciclo, e lamentou que a autarquia "não tenha capacidade para mais" neste período de maiores dificuldades por parte das famílias.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.