Campanha de estacionamento gratuito na cidade de Viana prolongada até Março

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 06 jan (Lusa) - A Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje o prolongamento até março da campanha que disponibiliza gratuitamente quase 2.000 lugares de aparcamento, após negociação com os concessionários dos parques de estacionamento automóvel do centro da cidade.

Em comunicado, a autarquia socialista recorda que a campanha, iniciada em maio de 2013, visa "dinamizar o comércio tradicional". Pelo "sucesso alcançado" e com o mesmo objetivo, foi alargada em setembro de 2013 e agora em janeiro.

Assim, estarão disponíveis até março 1.810 lugares, distribuídos por cinco parques de estacionamento da cidade, quatro dos quais subterrâneos.

A campanha continua a ser válida aos sábados e domingos durante todo o dia e de segunda a sexta-feira entre as 20:00 e as 02:00.

A iniciativa arrancou a 01 de maio e a sua vigência até 31 de dezembro custou à Câmara mais de 115 mil euros, numa ação concertada com a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação Portuguesa de Hotelaria e Restauração e Turismo.

Fora deste novo acordo, ao contrário do que aconteceu até agora, está o maior parque subterrâneo da cidade, com 1.080 lugares de estacionamento, mas que desde 20 de dezembro que está encerrado.

O concessionário do parque do Campo d'Agonia - Painhas Parques, responsável por mais dois parques incluídos nesta campanha - alega "incumprimento" contratual por parte da VianaPolis.

Esta sociedade, detida em 40% pela Câmara de Viana do Castelo, construiu em 2008 aquela infraestrutura por 12 milhões, mas o equipamento, de dois pisos subterrâneos, está hoje afetado por várias infiltrações de água, o que levou o concessionário a decidir encerrá-lo.

"O contencioso está a seguir a sua tramitação, vamos aguardar o desfecho desse processo. Não concordamos [com a decisão do concessionário] e a sociedade VianaPolis está a recorrer a todos os mecanismos legais para que esse processo possa ter o melhor desenvolvimento, ou seja, a reabertura do parque", disse, entretanto, à Lusa, o presidente da Câmara, José Maria Costa.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).