Norte com mais de metade das novas camas de cuidados continuados

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 29 dez (Lusa) -- Mais de metade das novas 538 camas a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados destinam-se à Região de Saúde do Norte que, com mais 289 respostas de internamento, irá agora ter uma capacidade total instalada de 4.513.

Com a publicação, hoje, do despacho conjunto dos ministérios das Finanças, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde, o Instituto da Segurança Social (ISS) e as Administrações Regionais de Saúde (ARS) vão celebrar contratos-programa com 45 entidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) irá passar a disponibilizar às populações 315, 315 camas de Convalescença, 830 camas de Média Duração e Reabilitação, 1.627 camas de Longa Duração e Manutenção, 26 camas de Cuidados Paliativos e 1.632 lugares de Equipas de Cuidados Continuados Integrados.

No âmbito da pediatria, a ARS-N passa agora a contar com dez camas de Cuidados Pediátricos Integrados e dez 10 lugares de Ambulatório Pediátrico.

Já na saúde mental, terá 25 lugares em Unidade Socio-Ocupacional, oito visitas/dia em Equipa de Apoio Domiciliário e 14 lugares Residência Autónoma, seis lugares em Residência de Treino de Autonomia tipo A -- Infância e Adolescência e dez lugares Unidade Socio-Ocupacional infância e adolescência.

"A capacidade total instalada passa a ser de 4513, a que corresponde um encargo financeiro, anual, da ordem de 54,5 milhões de euros", indica a ARS-N em comunicado.

O despacho conjunto autoriza o ISS e as ARS a assumirem "os compromissos plurianuais no âmbito dos contratos-programa a celebrar com as entidades integradas ou a integrar a RNCCI, no âmbito do funcionamento ou da implementação desta rede".

Os contratos abrangerão 45 instituições, entre as quais misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social, de várias regiões do país.

Segundo o despacho, o valor a atribuir pelo ISS em 2018 será de 3,5 milhões de euros, subindo face ao montante do ano anterior (260 mil euros), o que reflete o aumento do número de contratos realizados pelas ARS no próximo ano, no total de 14,1 milhões de euros (1,4 milhões de euros este ano).

Em declarações à agência Lusa, o Coordenador da reforma dos Cuidados Continuados Integrados, Manuel Lopes, explicou que, no âmbito das medidas previstas no Plano de Desenvolvimento da RNCCI, iniciadas em 2016 e que se prolongam por 2018 e 2019, foi ampliada em 538 lugares a rede geral e foram criados este ano 364 lugares e camas de cuidados integrados de saúde mental.

LIL (HN) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Metro Mondego já custou pelo menos 327 milhões em 30 anos de história

O Metro Mondego, projeto que conta com 30 anos de avanços e recuos, custou, até ao momento, pelo menos 327 milhões de euros, entre estudos, gastos administrativos e empreitadas, de acordo com documentos consultados pela agência Lusa.

Colisão em Barcelos faz dois feridos graves

Um acidente entre duas viaturas na freguesia de Mariz, em Barcelos, fez dois feridos graves confirmou fonte do Comando Sub-Regional Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área do Cávado ao Porto Canal.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.