Autor de triplo homicídio condenado a 25 anos de prisão continua em liberdade

| País
Porto Canal / Agências

Almada, 03 jan (Lusa) - O Tribunal de Almada condenou hoje a 25 anos de prisão o autor de um triplo homicídio ocorrido em novembro de 2005 na Charneca da Caparica, mas o arguido continua em liberdade e ainda pode recorrer da sentença.

O arguido João Carvalho foi condenado à pena máxima por ter assassinado a tiro a mulher com a qual mantinha uma relação amorosa, Maria do Rosário, de 40 anos, e os pais desta, ambos com 71 anos, quando tentavam socorrer a própria filha, a 02 de novembro de 2005.

Apesar da condenação, João Carvalho vai continuar em liberdade, pelo menos até que o tribunal se pronuncie sobre um eventual agravamento das medidas de coação a aplicar (enquanto se espera pelo desenvolvimento do recurso, caso seja interposto), o que, segundo fonte judicial, só deverá acontecer na próxima semana.

O advogado da família das vítimas, Diogo Martins, que se afirmou satisfeito com a pena, disse que cabe ao Ministério Público avaliar e propor uma eventual alteração das medidas de coação.

"O Ministério Público tem que atuar em conformidade com aquilo que for o seu entendimento. Ou seja, em função da situação processual do arguido, o Ministério Público vai promover aquilo a que tiver direito", disse.

No seu entender, "apesar de não ter existido prova direta, a verdade é que as circunstâncias da prática dos factos foram claras e específicas" e, por isso, "não podia ter sido outra a decisão".

A sentença do tribunal de Almada também agradou aos familiares das três vítimas, mas Amélia Talego, tia de Maria do Rosário, não compreende que o arguido tivesse saído em liberdade depois de ter sido condenado a 25 anos de prisão.

"Esperávamos que ele tivesse sido preso hoje. É um homem que matou três pessoas há oito anos e que continua em liberdade. E agora ainda tem o direito de recorrer. Estamos chocados com isto tudo", disse.

"Tem sido um sofrimento muito grande para a família. Ele [o arguido João Carvalho] passa por nós na rua e ri-se", acrescentou Amélia Talego.

GR // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).