Presidente da República deu posse a nova secretária de Estado da Saúde

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 dez (Lusa) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu hoje posse a Rosa Matos Zorrinho como nova secretária de Estado da Saúde, numa cerimónia na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa.

O primeiro-ministro, António Costa, não esteve presente, por se encontrar em Paris a participar numa cimeira sobre o clima, que começou hoje e termina na quarta-feira. O secretário de Estado da Saúde cessante, Manuel Delgado, não compareceu.

Rosa Matos Zorrinho, que presidia à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, tomou posse na presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques.

Assistiram também a esta curta cerimónia, que durou cerca de dois minutos, os secretários de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, e da Presidência do Conselho de Ministros, Tiago Antunes.

Esta foi a quinta alteração da composição do XXI Governo, que iniciou funções em 26 de novembro de 2015, e acontece na sequência do pedido de demissão de Manuel Delgado do cargo de secretário de Estado da Saúde, aceite pelo primeiro-ministro, segundo um comunicado oficial hoje divulgado pelo executivo.

Manuel Delgado deixa o Governo na sequência de uma reportagem transmitida no sábado pela TVI sobre alegadas irregularidades na gestão da Raríssimas - Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras, financiada por subsídios do Estado e donativos.

A reportagem mostra documentos que colocam em causa a gestão da instituição de solidariedade social, nomeadamente da sua presidente, Paula Brito e Costa, e refere que Manuel Delgado foi consultor remunerado da Raríssimas, contratado entre 2013 e 2014, com um vencimento de três mil euros por mês.

O secretário de Estado alegou então que se tratou de uma "colaboração técnica" com a associação Raríssimas e que nunca participou em decisões de financiamento.

IEL (PMF) // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.