Acordo é "fim do princípio das negociações" - Leo Varadkar

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Dublin, 08 dez (Lusa) - O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, salientou hoje que o acordo fechado entre Bruxelas e Londres sobre o 'Brexit' é "o fim do início das negociações" sobre o 'divórcio' britânico do bloco europeu.

"Não é o fim, mas sim o fim do início das negociações", disse Varadkar, numa declaração à imprensa na qual destacou que hoje é "um dia muito importante" para as relações entre a União Europeia e o Reino Unido.

"Atingirmos todos os objetivos traçados para a fase 1, recebemos todas as garantias de que precisávamos do Reino Unido", considerou, acrescentando que Dublin continuará "vigilante durante a fase 2", sobre as relações comerciais futuras e que deverá ser lançada já na próxima semana.

O texto hoje fechado entre Londres e Bruxelas prevê, nomeadamente, que não será erguida uma fronteira física entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte e garante o respeito pelo Acordo de Sexta-feira Santa, assinado em 1998, que pôs fim a 30 anos de confrontos entre nacionalistas e unionistas.

O acordo de princípio hoje alcançado sobre os termos da saída do Reino Unido da União Europeia garante, por outro lado, que não existirá uma fronteira física entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte.

A Comissão Europeia anunciou hoje que chegou a um "acordo equilibrado" com o Reino Unido sobre os termos do 'divórcio' entre as partes e decidiu recomendar aos Estados-membros que se passe à segunda fase das negociações, sobre as futuras relações.

A recomendação de Bruxelas baseia-se no relatório conjunto acordado pelos negociadores da Comissão e do Governo do Reino Unido, que foi hoje subscrito pela primeira-ministra Theresa May durante uma reunião, em Bruxelas, com o presidente do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker.

Segundo Bruxelas, foram efetuados "progressos suficientes" nos três domínios prioritários: direitos dos cidadãos, diálogo sobre a Irlanda/Irlanda do Norte e acordo financeiro com o Reino Unido.

Se os chefes de Estado e de Governo da UE, que se reúnem em Bruxelas na próxima semana, concordarem com a avaliação da Comissão, poderão então ter início "de imediato" os trabalhos para a segunda fase das negociações, referente à futura relação (designadamente comercial) entre União a 27 e Reino Unido.

IG/ACC // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.