Banco espanhol Sabadell regressa a Portugal com abertura de escritório em Lisboa

| Economia
Porto Canal com Lusa

Alicante, Espanha, 05 dez (Lusa) -- O banco espanhol Sabadell vai regressar a Portugal com a abertura, no primeiro trimestre de 2018, de um escritório em Lisboa para realizar operações corporativas, depois de há um ano ter vendido a participação que tinha no BCP.

O diretor da nova sucursal, Santiago Tiana, disse à agência Lusa que o banco "vai voltar a andar pelo seu pé em Portugal", onde já teve escritórios em Lisboa (1992) e no Porto (1994), que foram fechados em 2000 quando o Sabadell entrou no capital social do BCP, que passou a ser o seu representante no país.

O novo escritório de 500 metros quadrados vai estar no quinto andar do edifício com o número 225 da Avenida da Liberdade, perto do Marquês de Pombal, e deverá ser inaugurado oficialmente no final do primeiro trimestre de 2018, numa altura em que já estará a trabalhar em pleno, numa fase inicial com 12 empregados.

O Banco de Portugal deu na semana passada a autorização para a abertura de uma "sucursal", o que, segundo Santiago Tiana, dará uma maior garantia aos grandes clientes do banco.

"Temos a ambição de continuar a dar um bom serviço aos clientes que já tínhamos no BCP", disse Santiago Tiana, explicando tratar-se principalmente de grandes empresas portuguesas com negócios em Espanha e vice-versa.

O banco espanhol decidiu retirar-se da corrida ao controlo do BCP em dezembro de 2016, depois de os chineses da Fosun terem comprado uma participação social importante no banco português.

O Sabadell tinha inicialmente cerca de 3,0% do BCP e foi aumentando o seu capital até controlar 5,0%, mas com a entrada dos chineses a sua posição foi diluída e passou para cerca de 4,08% do capital social.

Em 13 de dezembro de 2016 acabou por vender essa participação numa colocação privada de 44,3 milhões de euros e uma menos-valia de 8,3 milhões de euros.

O conselho de administração do Sabadell, que na altura era o quinto maior banco espanhol e o segundo da Catalunha, decidiu a 05 de outubro último transferir a sua sede social de Barcelona para Alicante (Comunidade Valenciana), perante a possibilidade de a Catalunha declarar unilateralmente a sua independência.

FPB // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.