Vendas de carros aumentam 8,4% até novembro para 244.183 unidades

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 dez (Lusa) -- As vendas de carros aumentaram 8,4% entre janeiro e novembro deste ano face ao mesmo período do ano passado, para um total de 244.183 novas matrículas, divulgou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

No mesmo período de 2016, foram emitidas 225.180 matrículas de veículos ligeiros e pesados, aponta aquela entidade em comunicado.

Segundo a ACAP, até novembro deste ano, as vendas de veículos pesados aumentaram 14% (o equivalente a 5.148 carros) face ao período acumulado de 2016, enquanto as de ligeiros cresceram 8,3% (239.035 unidades).

As variações das vendas foram, neste período, positivas em quase todas as categorias, tanto nos pesados de mercadorias (acréscimo de 15,1%), como nos ligeiros comerciais (subida de 12%) ou nos ligeiros de passageiros (aumento de 7,7%).

Contudo, no caso dos pesados de passageiros, as vendas diminuíram 3% (de 334 novas matrículas passou-se para 333).

Aludindo apenas ao mês de novembro, a ACAP destaca que o crescimento mensal foi superior à variação acumulada, de 9,4% para 21.846 novas matrículas.

A associação justifica que este valor se deve ao "bom desempenho verificado nas vendas de veículos comerciais".

No passado mês, o total de veículos pesados aumentou 75,7% para 594 unidades face a novembro de 2016, enquanto o total de ligeiros subiu 8,2% para 19.640 novas matrículas.

Também em novembro deste ano, houve um crescimento das vendas face ao mesmo mês de 2016 em todas as categorias -- pesados de mercadorias (acréscimo de 82,2%), ligeiros comerciais (aumento de 14,8%) e ligeiros de passageiros (subida de 7%) -- com exceção, mais uma vez, dos pesados de passageiros, onde se registaram menos 13%.

ANE// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.