Zimbabué: Dezenas de milhares de pessoas para tomada de posse de Emmerson Mnangagwa

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Harare, 24 nov (Lusa) - Dezenas de milhares de pessoas estavam reunidas hoje no estádio de Harare para assistir à cerimónia de tomada de posse do novo Presidente do país, Emmerson Mnangagwa.

Esta cerimónia tem lugar três dias depois da histórica demissão de Robert Mugabe ao fim de 37 anos no poder e sob pressão do exército, da rua e do partido, o ZANU-PF (União Nacional Africana do Zimbabué -- Frente Patriótica), que convocou todos os cidadãos do país a irem ao Estádio Nacional a partir das 08:30 (06:30 em Lisboa) para a investidura.

Mugabe não assistirá à posse de Mnangagwa e responsáveis da ZANU-PF disseram que o antigo Presidente vai ficar no país, depois da promessa das autoridades de que se encontra seguro e o legado como herói da independência do Zimbabué será mantido, indicou a agência noticiosa Associated Press.

Durante muito tempo considerado o delfim de Mugabe, Emmerson Mnangagwa, de 75 anos, foi demitido em 06 de novembro - por intervenção da então primeira-dama, Grace Mugabe, que esperava suceder ao marido - e abandonou o país por razões de segurança.

O seu afastamento provocou na noite de 14 para 15 de novembro um golpe dos militares, que se opunham à chegada ao poder de Grace Mugabe.

Emmerson Dambudzo Mnangagwa, de 75 anos, vai tornar-se no terceiro Presidente da história do Zimbabué, país que acedeu à independência em 1980 após a então Rodésia de Ian Smith, e enfrenta numerosos desafios políticos e económicos.

DM (PAL/JSD) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.